História

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História de fagundes


A história de Fagundes começa antes mesmo da história de Campina Grande, conforme destaca o historiador Irineu Joffily. Segundo ele, quando Teodósio de Oliveira Ledo aldeou-se na grande campina e os padres da Companhia de Jesus já haviam se retirado da Serra do Bodopitá (onde atualmente se localiza a cidade de Fagundes), a Companhia tentou, sem sucesso, catequizar os índios Cariris. Esses indígenas, que viviam da caça e pesca, não se adaptaram à prática agrícola
proposta pelos jesuítas.


 Com a retirada dos jesuítas, Teodósio requereu ao governo da Capitania da Parahyba, em 1702, terras devolutas na parte mais fértil da Serra do Bodopitá, região que hoje ocupa a cidade de Fagundes. No requerimento, Teodósio alegava que havia descoberto, com grande esforço e investimento, um brejo de canas bravas e matas que possuíam fontes de água, locais aptos para o cultivo de roças e outros alimentos essenciais. Ele solicitava, então, uma sesmaria de quatro léguas de comprimento e uma de largura. No entanto, a sesmaria foi concedida com uma redução para três léguas, conforme a Carta Régia de 7 de dezembro de 1698, visando evitar abusos nas doações de terras sem aproveitamento efetivo.

O nome "Fagundes" tem origem portuguesa, mas alguns contestam essa versão. O nome começou a ser documentado antes de 1740, quando foi mencionado em um requerimento de sesmarias, sendo referenciado como "Brejo de Fagundes", nome que substituiu o antigo "Brejo de Canas Bravas". De acordo com Dantas (2014), o
nome "Fagundes" carrega consigo não apenas uma origem toponímica, mas também um profundo significado histórico e cultural que reflete as dinâmicas do povo local e as marcas da identidade cultural da cidade, que se fortaleceram ao
longo do tempo.

Fagundes teve grande relevância na história da Paraíba, especialmente na segunda metade do século XIX, quando se tornou palco de dois movimentos populares: o "Ronco da Abelha" (1852) e o "Quebra-Quilos" (1874). Esses movimentos foram em resposta a medidas impostas pelo Governo Imperial do Brasil. Nos anos 80 do século XX, a cidade também foi palco da Revolta do "Quebra-Canos", outra manifestação popular.

Ronco da Abelha (1852)
A partir da segunda metade do século XIX, a região do brejo e agreste passou por significativas mudanças nas relações de produção, especialmente no cultivo do algodão, agora inserido no mercado internacional. O algodão passou a ser cultivado nas grandes propriedades, que adotavam o uso de mão-de-obra escrava. Isso gerou prejuízos para pequenos produtores, como parceiros e meeiros, que perderam o acesso à terra, agora monopolizada pelos latifundiários.

Simultaneamente, o Governo Imperial adotou medidas centralizadoras, incluindo decretos que forçaram a população pobre, composta por trabalhadores rurais, a se registrar em cartórios, o que foi percebido como um passo em direção à
"escravização" das massas. A resistência popular a essas medidas gerou tumultos nas vilas e cidades, incluindo Fagundes, onde camponeses armados atacaram cartórios e invadiram vilas, iniciando o movimento que ficou conhecido como "Ronco da Abelha" em 1852. Os revoltosos exigiam o fim do decreto imperial que transferia a responsabilidade pelos registros civis para o Governo, em vez da Igreja Católica, o que provocou ainda mais descontentamento popular, devido à oposição do clero que denominava os registros civis de "papel de satanás" (DANTAS, 2004).


Quebra-Quilos (1874)
O movimento "Quebra-Quilos", ocorrido em 1874, foi mais amplo e violento do que o "Ronco da Abelha". Ele se espalhou por vários estados, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O estopim da revolta foi a adoção, pelo Governo Imperial, do Sistema Métrico em 1862, substituindo as medidas tradicionais (léguas, cuia, quarta, onça) por um sistema métrico decimal francês. A implementação desse sistema, em 1874, gerou forte resistência popular, especialmente no interior da Paraíba, onde a população local se opunha ao novo padrão de medidas.

O movimento teve início na Serra do Bodopitá, com líderes como João Vieira (conhecido como "João Carga d’Água"), que invadiram Fagundes e destruíram as "medidas" utilizadas nos mercados. Os revoltosos atacaram outras cidades, e o
movimento ganhou força quando se uniram à luta indivíduos armados, como Manoel de Barros Souza (Neco de Barros) e Alexandre de Viveiros, que incendiaram cartórios e libertaram presidiários. 

O Governo Imperial respondeu com brutalidade, utilizando a tropa militar e aplicando métodos de tortura, como o "colete de couro", que causava asfixia nas vítimas. O movimento foi sufocado, mas não antes de se espalhar por várias
localidades, com represálias violentas às populações revoltadas (DANTAS, 2004). 

 

Quebra-Canos (1983)
Na década de 1980, Fagundes passou por novos conflitos relacionados à questão da água. A cidade e o distrito de Galante enfrentavam problemas com abastecimento devido à seca. O prefeito de Campina Grande, Plínio Lemos,
construiu uma barragem na Serra do Bodopitá, inicialmente para abastecer Galante. No entanto, em 1961, Fagundes foi elevado à categoria de município, e a barragem, que estava localizada em seu território, passou a abastecer Fagundes, deixando Galante sem água.

Nos anos seguintes, Fagundes passou a usar a barragem para abastecer sua população, mas isso gerou tensões com Galante, que perdeu seu abastecimento. O conflito culminou em 1983, quando a CAGEPA tentou instalar canos grossos para abastecer Galante. A população de Fagundes reagiu quebrando os canos, o que resultou em animosidade e confrontos entre os dois distritos. Embora Fagundes tenha "vencido" o conflito, no final, ambos os distritos saíram perdendo, pois, devido à estiagem, a barragem secou e deixou de abastecer adequadamente a população
de ambas as localidades (DANTAS, 2004).

Referências:
DANTAS, João Andrei. Fagundes: dos levantes populares a pedra de Santo
Antônio, 2004, UFCG.

DANTAS, João Andrei. Ressignificando os arquivos da cidade de Fagundes:
História do povo e marcas da identidade cultural, 2014.

JOFFILY, Irinêo. Sinopse das Sesmarias, p. 14.

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