Fagundes-PB, 18 de abril de 2017

Departamento de Turismo

Chefe de departamento: João Barreto
Contatos: turismo@fagundes.pb.gov.br
Fone:(83) 33911779

Atendimento ao Público:
De Segunda-feira a Sexta-feira, das 07h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Onde Encontrar:
Rua Quebra Quilos, S/N – Fagundes-PB

Missão: O Departamento de Turismo tem como missão Planejar, acompanhar, desenvolver, fiscalizar e executar as Políticas Municipais nas áreas de turismo, Cultura, Laser e divulgação do nosso potencial turístico.

Fagundes tem um grande potencial turístico no turismo de aventura e no turismo religioso. No turismo de aventura destaca-se Downhill, as trilhas na Serra Bodopitá e no turismo religioso a Pedra de Santo Antonio.

Pedra de Santo Antonio

Em meio a um cenário repleto de trilhas ecológicas e monumentos naturais, o recanto atrai, além de turistas aventureiros, milhares de fiéis que agradecem as graças alcançadas em devoção ao “santo casamenteiro”.

A Serra do Bodopitá é um recanto preservado com matas e fontes de água doce, constituindo um roteiro atraente para quem gosta de praticar esportes de aventura, como por exemplo o trekking (trilhas pelas matas). Lá os visitantes tem a oportunidade de conhecer o Sítio das Laranjeiras, uma rocha situada à beira de um penhasco, que revela dezenas de pinturas rupestres, feitas pelos índios que habitavam o lugar no passado.

Além das belezas naturais, a região transformou-se num dos mais disputados pontos de peregrinação religiosa do Nordeste, e tudo por causa da Pedra de Santo Antônio. A peregrinação tem início quando os devotos sobem a serra a pé, cobrindo quase dois quilômetros para obter curas de enfermidades, fazer pedidos e retribuir graças concretizadas.

Os fiéis garantem que, uma vez realizado o sacrifício, no ano seguinte é casamento na certa. Não é à toa que a região ganhou status de milagrosa, graças à aparição inexplicável da imagem do santo. Reza a lenda que ela foi encontrada numa fenda da Pedra por migrantes escravos no século XIX, vindos de Pernambuco. Por três vezes, a imagem foi transferida para a Igreja de Fagundes, mas sempre desaparecia misteriosamente dias depois, tornando a ser encontrada em seu local de origem. No terceiro desaparecimento, a pequena passagem na Pedra tornou-se de difícil acesso e a imagem nunca mais foi vista. Em 1904, foi construída uma igrejinha no lugar, com uma estátua de Santo Antônio. A partir daí, começaram as romarias que ocorrem até os dias de hoje. A cada ano, é cada vez maior o número de fiéis que visitam o templo no mês de junho. Além da festa religiosa, os turistas podem ainda curtir um autêntico forró pé-de-serra, regado, é claro, com muitos pratos típicos.

Para se chegar a cidade de Fagundes, ponto de partida para um roteiro pela interessante Serra do Bodopitá, é preciso pegar a BR-230, em direção a João Pessoa para quem vem a partir da cidade de Campina Grande. Da BR para a cidade são apenas 20 quilômetros aproximadamente em estrada asfaltada e mais 3 km até chegar a Pedra. Vale apena vir conferir essa beleza divina.

Downhill

A Pedro de Santo Antônio localiza-se na Cidade de Fagundes, a cerca de 30 km da cidade de Campina Grande e 130 km da Capital Paraíbana. Ponto turístico religioso que atrai milhares de fieis o ano todo, local de beleza ímpar, com belos visuais panorâmicos, A Pedro de Santo Antônio tem uma localização privilegiada: fica na serra do Bodopitá , uns dos pontos mais alto do Nordeste se tornando o maior pico de Downhill da Região.

O Desafio da Pedra de Santo Antônio se tornou a principal e mais antiga prova de Downhill do Nordeste, com uma pista íngreme e muito técnica, aliado a uma infra- estrutura e logística,como pousada, camping, bares e restaurantes no local da pista, promovendo a aglomeração de todos os pilotos, familiares e público no mesmo local, transformando o evento em uma grande confraternização.O Desafio da Pedro de Santo Antônio é uma realização de Hugo Leonardo e da Equipe DHParaíba.

Já passaram por lá grandes nomes do cenário Nacional como: Juninho de Sousa, Wallace Miranda, André Bretas, Frederico Vieira, Raniel Melo, Theo Melo e Danilo Western. Esse ano esta confirmado a presença do tri campeão Brasilereiro de Downhill e bi-campeão de Wip Off The World, Bernardo Cruz.

O último evento aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro de 2013 onde todos os estados do nordeste foram representados na Paraíba.

Acesso rápido


Portal da Transparência
Acessar
Notícias
Acessar
Ouvidoria
Acessar
SIC Físico
R Quebra Quilos, S/N, Centro - Fagundes PB
CEP: 58430-000 - (83) 3393-1399
Prefeitura Municipal de Fagundes - 2017
R Quebra Quilos, S/N, Centro - Fagundes PB